Golpe da maquininha quebrada
Este golpe acontece quando os supostos vendedores realizam a cobrança utilizando maquininhas com o visor danificado ou com baixa nitidez, cobrando valores superiores àqueles inicialmente informados. Além disso, é comum que os golpistas afirmem que o pagamento não foi concluído para que possam cobrar o valor mais de uma vez Como posso me proteger?
Fique atento às condições da maquininha, verifique o valor do visor e sempre exija o comprovante da compra.
Golpe do cartão trocado
Ocorre quando, em meio á uma compra, o folião entrega seu cartão para o suposto vendedor que, por sua vez troca o cartão da vítima por outro. Nesses golpes também é comum que o golpista preste atenção na senha do cliente para que possa fazer uso de seu cartão posteriormente. Como posso me proteger?
Jamais entregue seu cartão a outra pessoa, insira você mesmo na maquininha. Também preste atenção ao seu redor na hora de digitar a senha e procure cobrir a maquininha com as mãos para evitar que sua senha possa ser identificada por terceiros.
Pagamento por aproximação
Este golpe ocorre por meio da aproximação da maquininha, com valor já definido, dos cartões dos foliões sem autorização prévia. Como posso me proteger?
Desative a função de pagamento por aproximação enquanto estiver em bloquinhos de rua.
Golpe da maquininha adulterada
Criminosos utilizam de maquininhas adulteradas para clonar o cartão dos clientes, roubando seus dados bancários. Como posso me proteger?
Se possível, opte por levar dinheiro para curtir a folia. Dessa forma, você evita de estar suscetível a esse a tantos outros golpes envolvendo cartões de crédito e débito.
Outras orientações
Tome cuidado com bebidas oferecidas por estranhos, é comum que terceiros adulterem a bebida com a finalidade de deixar a pessoa inconsciente para então realizar um furto ou outros tipos de crime. Além disso, fique sempre atento aos seus pertences, o furto ou roubo de celulares nessa época do ano é muito comum.